Falafel Mamachouchou

 

250g de Grão-de-bico

1 Maço de Coentro

2 mini Cebolas (20g)

3 dentes de alho

1 colher de sopa rasa de cominho

1 colher de chá de sal (ou à gosto)

Azeite/Óleo para fritar

 

Deixar o grão-de-bico de remolho 1 dia (deixo à noite para fazer no dia seguinte). Rejeitar a água de remolho e bater todos os ingredientes no processador +ou- 1 min ou até a massa ficar homogênea. Fritar bolinhos da massa com bastante azeite. Os bolinhos podem ter +ou- 4 cm de diâmetro. Um pouco de óleo de gergelim da um sabor legal. Fritar uns 5 min. de cada lado ou até ficar dourado. Rende +ou- 20 Falafels. Para bebês BLW menores de 1 ano: pré-cozinhar o grão-de-bico na pressão por +ou- 20 min, não adicionar sal, fazer em formato de quibe para facilitar a pega e fazer no forno em fogo médio até ficar dourado.

 

 

Salada refrescante de Agrião, Tomate e Manga

 

1 Tomate salada orgânico (daqueles que parecem um caqui)

1/3 Manga Palmer

2 Punhados grandes de Agrião

1/2 limão (ou à gosto)

1 e 1/2 colher de sopa de Mel

3 colheres de sopa de azeite

Sal à gosto

 

Lavar, higienizar e picar ingredientes. Temperar com limão, mel, azeite e sal. Servir.

Hamburguinho de Atum com cenoura e trigo sarraceno (a partir de 1 ano)

 

2 latinhas de atum sólido em óleo (cuidado com o sinal de T de transgênico) 240g

1 cenoura grande ralada

1 cebola pequena ralada ou bem picada

5 colheres de sopa de trigo sarraceno (pode ser qualquer outra farinha da sua preferência)

7 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

1/4 maço de coentro bem picado

sal à gosto (cuidado pois o atum já é bem salgado)

 

Misture todos os ingredientes em uma tijela e faça bolinhos usando as mãos ou duas colheres. Nessa fase você pode congelar os bolinhos: coloque-os em uma assadeira antiaderente no congelador/freezer e quando endurecerem coloque em um recipiente próprio para congelamento. Pode fazer na frigideira ou assar no forno por 20 min a 220°C, na metade do tempo virar os bolinhos para assar ambos os lados. Sirva. Rende 19 hamburguinhos. 

Por que eu usei o trigo sarraceno? Simplesmente para apresentar uma variedade de farinha não muito comum. Apesar de ter trigo no nome ele não contem glúten, fica a dica para quem não puder consumir glúten. 

 

 

Panqueca de Banana com Castanhas (a partir de 1 ano)

 

2 Bananas maduras

250g Leite integral

2 Ovos

30g de Mel

100g de Farinha de Trigo Integral

50g de Castanhas trituradas (Amêndoas e Castanha de Caju, por exemplo)

50g de Farinha de Aveia

50g de Manteiga

1 colher de sopa de Fermento químico

1 pitada de sal

 

Derreta a Manteiga, adicione todos os outros ingredientes em um processador ou liquidificador ou batedeira e triture tudo até ficar uma massa homogénea. É possível amassar a banana com um garfo e bater na mão também. Faça as panquecas com um pouco de manteiga em uma frigideira antiaderente. Quando começarem a formar bolhas na superfície é hora de virar, passar o outro lado até cozinhar. Deixe as panquecas prontas no forno para permanecerem quentinhas, enquanto faz as restantes. Dica 1: comer com frutas vermelhas quentinhas e mel. 

 

Bolinho de Cacau e Banana sem açúcar (a partir de 10 meses)

 

1 Banana madura

3/4 xícara ou 6 tâmara iranianas (aquelas grandes) hidratadas

2 ovos orgânicos

1/4 de xícara de óleo de côco

1/4 xícara de cacau em pó sem açúcar

1/2 xícara de aveia em flocos finos 

1/2 xícara de farinha de banana verde

1 colher de sopa de fermento

lascas de maçã e uma pitada de canela para decorar se quiser

 

Modo de preparo: triturar as tâmaras, amassar as bananas, depois adicionar os ovos e o óleo de côco e mexer bem, e em seguida ir adicionando os ingredientes secos e mexer bem, por último adicionar o fermento. Pode ser batido na mão, na batedeira ou no liquidificador, só começar pelos ingredientes molhados e depois ir adicionando os secos. Despejar em forma de bolo ou de muffins untadas, assar por mais ou menos 30 minutos a 180-200°C. As farinhas usadas na receita podem ser outras, ok? Eu uso a farinha de banana verde e os flocos de aveia ou farinha de aveia pelo teor de fibras :)

 

 

Temperinhos no azeite congelados

30g de manjericão (ou qualquer outro tempero que quiser)

3 dentes de alho

100-120g de azeite de oliva extra virgem

 

Modo de preparo: Bata tudo no processador, coloque em formas de gelo e leve ao congelador. Pode usar qualquer tempero (coentro, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, etc) e assim fica muito mais fácil e rápido cozinhar. Principalmente no início da introdução alimentar quando usamos pouco tempero (e é super importante usar :)) na alimentação dos bebês, esses acabam estragando se não nos planejamos ou se a gente simplesmente não quiser comer todo dia o mesmo tempero. Fica a dica!

 

Couscous rápido para a Família (Crianças a partir de 1 ano)

 

1 xícara de couscous integral
4 tomates p
3 cenouras p
1 xícara de ervilha fresca congelada
1 latinha de atum em óleo
1/4 maço de Rucola
1 dente de alho
Manteiga guee ou azeite
Coentro a gosto
Limão ou vinagre à gosto

 

Modo de preparo: Cortar a cenoura em cubinhos e colocar junto com as ervilhas congeladas para cozinhar no vapor (20-25min). De preferência temperar a água do vapor com sal e temperinhos como açafrão-da-terra, páprica doce ou caldo de legumes seco sem glutamato. Cortar os tomates em cubinhos, picar a rucola e o coentro. Com a água que sobrar do vapor cobrir o cuscuz e deixar tampado em um recipiente (Bowl de salada) por 4 minutos. Refogar um dente de alho picado/ socado em azeite ou guee e refogar a cenoura e a ervilha cozida por alguns minutos. Misturar todos os ingredientes no Bowl, regar com bastante azeite, ajustar o sal e no final espremer o limão ou colocar o vinagre. Servir