o que é feito na consulta nutricional?

Avaliação Nutricional

A Avaliação nutricional é a maneira do nutricionista conhecer você. Como você se alimenta, como é a sua rotina, como é o seu estado nutricional, antecedente familiar de doenças, alergias, intolerâncias, o que você gosta e não gosta de comer, quem cozinha na sua casa, onde faz suas refeições, ou seja, uma anamnese completa (clínica, bioquímica, antropométrica e dietética). É a partir dessa análise detalhada da composição e qualidade da sua dieta que vamos traçar metas e elaborar um plano para melhorar a sua qualidade de vida e saúde através da alimentação.

Plano Alimentar Individualizado e Aconselhamento Nutricional

Através das informações obtidas na avaliação nutricional um plano alimentar individualizado é elaborado para você. Não trabalho com dietas da moda, trabalho com educação nutricional, mudança de hábitos de maneira sustentável. Quantidades são meras sugestões, pois o objetivo é aprender a ouvir os sinais do seu corpo, aprender o que é se alimentar de forma equilibrada, com qualidade e prazer, sempre.

Orientações e Estruturamento da Introdução Alimentar

Por volta dos 6 meses de idade chega o momento de introduzir os alimentos. O interesse pela comida "dos adultos", ser capaz de sentar-se e levar objetos até a boca são sinais de que seu filho(a) está preparado. O quê, quando, como e o quanto oferecer? Como funciona a evolução da comida de bebê para a comida de adulto? Como evitar ao máximo o surgimento de alergias? A introdução alimentar vai dos 6 meses aos 2 anos de idade, esse período é uma janela de oportunidade para criarmos bons hábitos alimentares e treinarmos o paladar. Comer é um aprendizado, por isso é essencial ensinar nossos filhos a comer bem desde pequenos para garantir a saúde deles no futuro. Adultos que comem bem são adultos mais felizes. Esse também é um momento de pensar na nossa própria alimentação, pois um dia esse bebê vai começar a comer a comida da família. Seja pelo método tradicional ou pelo método BLW (Baby-Led Weaning), ou uma mistura dos dois, será um prazer te ajudar nesse processo!

Orientações e Planejamento da Alimentação durante a Gestação

Cada Trimestre Gestacional tem sua particularidade. No primeiro o bebê está se formando. No segundo o corpo realmente começa a mudar, o que pode trazer desconfortos e o bebê começa a crescer. No terceiro o bebê cresce mais ainda, o corpo nem se fala, além de todas as emoções da reta final. A gestação é uma linda montanha-russa e um acompanhamento nutricional pode tornar essa jornada mais prazeirosa e segura, promover a saúde do bebê agora e por toda sua vida, além de bons desfechos obstétricos. Durante as consultas será feito o acompanhamento do ganho de peso, a correção de sintomas de gastrointestinais como náuseas, vômitos, constipação, azia, flatulência, etc, esclarecimento de dúvidas sobre tudo o quê pode e não pode comer, como, quando, eventualmente prescrever suplementos individualizados ou te orientar qual produto é mais adequado para você. Como mãe sei como esse período é delicado, por isso pode ter certeza que cuidarei de você com muito carinho e sensibilidade.

Consultas e Retornos

  • Bebês: aos 6 meses, aos 7 meses (dependendo da necessidade), 9 meses, 1 ano, 18 meses, 2 anos.
  • Gestantes: pelo menos 1 consulta a cada trimestre. Preferencialmente a partir do 2° Trimestre de 4 em 4 ou 6 em 6 semanas.
  • Lactantes e Mulheres tentando engravidar: de acordo com a necessida, mas pelo menos 1 consulta é aconselhável.

Icons designed by Freepik